Qual seda usar no cigarro artesanal?

Qual seda utilizar? Você tem dúvidas sobre os tamanhos e formatos das sedas? Leia este artigo e conheça tudo sobre elas, modelos tamanhos e marcas sem segredos para seu unzinho.

Uma tendência que só cresce no Brasil é a de fazer seu próprio Cigarro Artesanal. Com a infinidade de tabacos existentes no mercado, você pode escolher o sabor, marca e muito mais. Bolar seu cigarro trata-se de um estilo que vem ganhando muitos adeptos ultimamente.

Mas não é só o Tabaco para Cigarro que você pode escolher. Além da infinidade de filtros para cigarro, para bolar um cigarro você também tem uma infinidade de marcas e modelos de sedas no mercado. A seda para cigarro nada mais é o papel que envolve o tabaco e o filtro e mantém tudo firme para o trago.

Além disso, um cigarro artesanal sem o papel adequado pode ter ser sabor e aroma interferidos e isso fará com que você não aproveite todo o sabor que seu tabaco pode oferecer. Sem falar que qualquer outro papel também pode ser mais prejudicial a sua saúde do que o próprio tabaco.

A seda para cigarro que você pode utilizar vai depender do tipo de cigarro que você quer fazer. Leia este artigo e entenda tudo sobre as sedas para cigarro e saiba qual se adapta melhor a sua preferência. Mas chega de papo e vamos ao que realmente importa:

Quais os tipos e modelos de sedas para cigarros?

Vamos dividir o assunto em duas partes e detalhar cada uma delas. Falaremos de duas principais características. Tamanho e espessura do papel. Essas duas características vão definir qual é a seda ideal para você bolar seu unzinho.

Espessura da seda para bolar cigarro.

A espessura da seda é o que vai definir o quanto de material será queimado durante a fumada. Isso quer dizer que, mesmo que a seda seja produzida com materiais adequados o sabor do tabaco pode sofrer interferências, pois, a final de contas não será só o papel que será queimado. Quanto mais fina for a seda menos ela vai interferir no sabor do tabaco. Isso por um lado é bom, porém sedas mais finas como a OCB Ultimate, pode apresentar certa dificuldade no manuseio para pessoas menos experientes. Uma seda fininha pode necessitar de um bolador de cigarro para facilitar na hora de bolar seu cigarro. Para pessoas com mais experiencia, bolar um cigarro com papel ultrafino não é tão difícil. Mas isso não quer dizer que você precise de um bolador de cigarro caso você ache que não tem experiência. Com algumas tentativas você será capaz de bolar sem crise.

Tamanho da seda para bolar cigarro.

Essa característica é a que mais gera dúvidas na hora de escolher a melhor seda para cigarro. No mercado existem milhares de tamanhos e nomenclaturas. Por exemplo, seda slim, seda large, seda super slim, king size, seda regular... E por aí vai. Vamos simplificar isso tudo agora.

Quando você compra um cigarro tradicional, esses vendidos em padarias ou lojas de conveniências; o tamanho dele é chamado de Regular. Ou seja, possui comprimento de 78mm (levando em conta seu filtro). Este cigarro quando feito de forma artesanal, utilizaria a seda de 78mm de comprimento. Já as sedas King Size possuem comprimento maior. Essas sedas maiores são chamadas de King Size e possuem 110mm. Tão logo para as sedas king size os cigarros são maiores. Há quem diga que eles são mais elegantes.

Em resumo, existem dois tamanhos principais de sedas. A Seda Regular de 78mm e a Seda King Size de 110mm de comprimento. Veja este infográfico:

Infográfico - Tamanho de sedas para cigarro

Depois do comprimento, você pode observar a largura das sedas. Esta característica é a que mais gera dúvidas. Afinal de contas é daí que vem aqueles nomes que parecem complicados de entender. Vamos falar sobre cada uma delas e suas vantagens. Você vai perceber que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Então vamos por parte. Você já sabe que o comprimento de cada seda em resumo é a 1 1/4" e a King Size, agora vamos falar da largura. Sim, os nomes Slim, Super Slim, Large e todas as outras são para definir a largura de cada seda.

Quais as larguras das sedas de cigarro?

De forma padrão e resumida são 4 tamanhos fundamentais. A seda Slim, Super Slim, Large e Super Large. Começamos pela seda Slim. Esta seda possui menor largura, isso faz com que seu cigarro artesanal utilize menos papel e assim não interfira no sabor do tabaco. A seda super slim, também conhecida por seda Single Wide é ainda mais estreita. Essa por sua vez também pode apresentar dificuldade de utilização para os menos experientes. A regra é a mesma, talvez seja necessário um bolador de cigarro.

As sedas Large são as mais largas, essas sedas são mais utilizadas para bolar os cigarros sem a utilização de um bolador ou seja, 100% manual. Isso porque, como elas são mais largas, ou maiores, o manuseio é bem mais fácil. Esse é um ponto importante e faz referência a quantidade de papel que é utilizado no cigarro. Lembre-se que quanto menos papel menor é a interferência no sabor do tabaco.

Também temos no mercado as sedas Super Slim e Extra Large e a regra é a mesma. Slim possuem largura menor, Super Slim menores ainda, Large são mais largas e Extra Largue mais larga ainda. Normalmente cada fabricante segue uma regra de largura, e isso pode variar de fabricante para fabricante. Os nomes também vão variar um pouco. Isso acontece, pois, cada empresa quer se destacar com seus diferenciais. Nos últimos, vem surgindo outros tamanhos e consequentemente os nomes também vão surgindo. Mas na regra geral a largura é praticamente a mesma. Esse assunto poderia se estender ainda mais se formos falar de cada um dos tamanhos existentes das sedas de cigarro, mas o importante a observar é a largura de cada uma delas em função do que você prefere. Utilizar ou não um bolador pode ser decisivo na hora de escolher sua seda.

Mesmo assim, vamos facilitar com mais um infográfico. Veja que o tamanho de cada seda vai variar bastante. Mas não se assuste atente-se na regra geral de 4 larguras.

IInfigráfico - Sedas Regular e King Size

Veja neste infográfico que são vários tamanhos de sedas, porém uma característica é bem visível. Trata-se do comprimento de cada uma delas. Como dito anteriormente as sedas Regular e King Size são as características mais importante. Se você tem mais experiencia em bolar então fique com as mais estreitas e se quer um cigarro mais longo, opte pelas sedas mais compridas. Uma dica rápida é achar a medida certa para não influenciar no sabor do seu tabaco.   

Quais as marcas de seda que existem no mercado?

As sedas são produzidas por diversas marcas nacionais e importadas. No Brasil, existem muitas empresas especializadas em produzir sedas de muita qualidade. Há pessoas que preferem as sedas de marcas importadas. De fato, as importadas já estão no mercado há muitos anos e acompanham com elas uma tradição que deve ser respeitada. Porém as sedas nacionais, também são muito bem avaliadas e não deixa nada a desejar no quesito qualidade além de serem mais baratas.

Marcas Internacionais de Sedas para Cigarro.

Vamos falar sobre as sedas importadas. As sedas mais conhecidas que hoje são importadas são as seguintes:

  • OCB - Fundada em 1822 as margens do rio Odet, perto de Ergué-Gabéric, Finisterra em França até hoje é conhecida pela ivovação em seu produtos. A OCB é uma marca multinacional e muito presente aqui no Brasil.

 

  • Smoking - O ano de 1725 é a referência mais antiga documentada desta empresa. Naquela época, a família Miquel, que produzia papel feito à mão em moinhos movidos pelo Rio Anoja. Quase 100 anos mais tarde, a família Miquel iniciou a especialização em papel de cigarro. Em 1879, a empresa mudou-se La Pobla de Claramunt e a partir dessa fusão, surgiu a empresa Miquel y Costas Brothers. Hoje no Brasil é uma marca muito conhecida e mantém uma tradição de mais de 30 anos no país.

 

Marcas nacionais de Sedas para Cigarro.

As sedas para cigarro nacionais também estão em destaque. As marcas como Bem Bolado e Papelito são as mais conhecidas por serem fundadas no Brasil e mantém bom relacionamento com seus consumidores.

  • Bem Bolado - Foi fundada em março de 2010 em São Paulo por dois amigos, o publicitário Fabricio Penafiel e o quiromante Marcello de Meneses. O primeiro produto chegou ao mercado em 2012. O negócio nasceu no quarto na casa de Fabrício, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. Desde a primeira linha de produção, a Bem Bolado utiliza elementos brasileiros para compor suas campanhas e produtos. A marca produziu filmes enaltecendo a cultura da Bahia e do Rio de Janeiro. A empresa produz tudo que é possível em solo nacional.
     
  • Papelito - Desde 2012, a marca traz para o mercado papéis de qualidade com o jeitinho tupiniquim que todo mundo ama.  O verde e amarelo da embalagem já entrega na lata qual será o papel que você está prestes a usar para bolar seu cigarro artesanal. Há cerca de 4 anos, a Papelito chegou, trazendo outra opção de qualidade ao mercado de sedas e papéis. Uma empresa 100% Nacional que deixa bem claro que em seus produtos, toda a matéria prima é renovável.

Pronto! Agora você já sabe quais sedas são as adequadas para cada tipo de cigarro. Não existe mais segredo e então mão a obra. Escolha seu tabaco, sua seda e seu filtro.

E por falar em filtro para cigarro.... Este assunto fica para um próximo post. Aguarde.

Até a próxima.

Resgate seu Cupom

< Post Anterior    |    Próximo Post >

Equipe Pé de Rapé Tabacaria Online
24/06/2022
Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos

Pé de Rapé Tabacaria Online - CNPJ: 24.949.090/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2022