Descubra o que é Pó de Rapé

Se você chegou a essa página é porque você quer descobrir um hábito que vem ganhando força no Brasil depois de muitos anos enfraquecido. Aqui você vai saber todos os detalhes do que se trata, de onde vem, quais seus benefícios e malefícios do Pó de Rapé.

Muita gente não sabe e talvez nunca ouviu falar do que é Rapé, mas em muito pouco tempo desde os anos de 90 o hábito de utilizar o pó de rapé ressurgiu no brasil e desde então vem ganhando força.

O que é Pó de Rapé

O rapé nada mais é que um pó de raízes secas e maceradas, folhas de plantas específicas e em alguns tipos e também pode ou não conter folhas de tabaco maceradas também adiciona-se outras plantas, como sementes de cumaru-de-cheiro e imburanacravo-da-índiaerva-docecanela, entre outros. O rapé é uma invenção Indígena que hoje é utilizado no mundo inteiro.

Como surgiu o Rapé?

Há muitos anos, em várias populações indígenas do Brasil a fora usavam o tabaco moído como rapé. Essas folhas de tabaco eram maceradas e moídas com a utilização de pilão de mão muito parecido com os pilões que temos hoje em nossas cozinhas para macerar alho para tempero. O pilão era feito de uma madeira chamada caviúna, onde também adquiria o delicado aroma da madeira. O tabaco resultante era então hermeticamente armazenado em frascos ou tubos de ossos ornamentados para preservar o seu sabor para o consumo posterior.

 

Pilão de Moer Rapé

Mas o que é o Pó de Rapé?

O Rapé era uma espécie de “remédio” para diversos males como por exemplo os respiratórios, muito comum em ambientes úmidos como as selvas brasileiras. Ainda hoje algumas tribos indígenas brasileiras produzem tradicionalmente seu rapé da mesma forma a milhares de anos. O rapé e considerado terapêutico, e algumas etnias também o preparam com enteógenos como as sementes de paricá. Entretanto, o rapé indígena é apenas para consumo não-ritual, e cada etnia possui suas próprias receitas. Os kaxinawá (hunikui) do Acre o preparam com meia porção de tabaco e meia porção de cinzas de madeiras selecionadas entre outras raízes encontradas na região. Consomem o rapé com grandes canudos em forma de reta chamado de tipí e em forma de V chamados kuripe que permitem a auto-aplicação, pois nesse caso não aspiram, e sim são "soprados" por um parceiro.

 

Pó de Rapé Cacital e Pó Real

 

Pó de Rapé faz mal para a saúde?

É sabido que sim quando o rapé possui substâncias não conhecidas. Porém diversas marcas como por exemplo a Guarany (MG) hoje produzem pó de rapé ainda respeitando a receita centenária de indígenas brasileiros. Mesmo assim o uso de rapé pode ser considerado prejudicial à saúde se consumido em excesso como todo produto derivado do tabaco. Por outro lado em alguns casos de doenças respiratórias como rinite, sinusite, bronquite ou asma pode ser utilizado para minimizar os efeitos da dificuldade de respiração (nariz entupido ou congestão nasal) mas nunca pode ser utilizado como cura para esses males. O rapé como muitos dizem, não causa dependência. Mesmo os rapés que em sua receita original possui tabaco. Isso porque a quantidade de tabaco existente no rapé é em torno de 30% do total além disso ao inalar o pó da forma correta você inalará menos de 0,04 gramas do pó fazendo que a quantidade de tabaco seja quase nada.

E qual Pó de Rapé não contém tabaco?

Em nossa loja temos diversos sabores de pó de rapé. Trabalhamos com a Marca Guarany e Diamante. Caso você queira conhecer quais tipos e sabores de rapés temos disponíveis é só clicar aqui e você será direcionado a página e escolher o seu. Temos rapé de raízes como Cacitral, Imburana (sem tabaco), Cravo e Canela, Mentolado, Chocolate, e Rapé Real (Tradicional) entre outros.

Como usar o Pó de Rapé?

Basicamente a através da inalação (aspirando o pó). A forma mais comum de se utiliza o pó de rapé hoje em dia é colocando uma pequena quantidade do pó na palma da mão. Desde que ela esteja seca e limpa. Com o dedo polegar e indicador formando uma espécie de pinça, pegue uma pequena quantidade (cerca da metade da quantidade do pó adicionado inicialmente na palma da mão. Aproxima-se então o pó em uma das narinas (direita ou esquerda) tendo a outra tampada com o dedo indicador da outra mão. Aspira-se com força fazendo com que o pó entre pela narina e em seguida, faça o mesmo com o outro lado da narina.

Agora que você já sabe o que é, como se utiliza e quais os benefícios do pó de rapé de uma olhada em nosso catálogo de pó de rapé. Aproveite e resgate seu cupom de desconto na loja.

Você pode ter até *20% off em suas compra na loja.

 

Resgate seu Cupom de Desconto

Pé de Rapé Tabacaria

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos

Pé de Rapé Tabacaria Online - CNPJ: 24.949.090/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade